Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Por que fevereiro tem 28 dias?

O mês de fevereiro tem 28 dias devido à criação do calendário juliano pelos romanos. A cada quatro anos, no ano bissexto, o mês de fevereiro tem 29 dias.

Mês de fevereiro no calendário atual, evidenciando o fato de que o mês de fevereiro tem 28 dias.
O mês de fevereiro tem 28 dias por uma definição dos romanos na Antiguidade.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Você sabe por que fevereiro tem 28 dias? O mês de fevereiro é o único em nosso calendário que tem apenas 28 dias, enquanto todos os outros meses têm 30 ou 31 dias. Esse fato remonta à criação de diferentes calendários pelos romanos na Antiguidade, em especial o calendário juliano, que tinha 29 dias, mas teve um dia retirado por conta de uma homenagem a Otávio Augusto.

No atual calendário, o mês de fevereiro pode ter 29 dias em anos bissextos, sendo essa alteração uma necessidade para atualizar uma defasagem que se acumula a cada quatro anos. Só são bissextos os anos divisíveis por quatro, e, no caso de anos encerrados em 00, considera-se apenas os anos divisíveis por 400.

Leia também: Quais são as principais datas comemorativas de fevereiro?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o mês de fevereiro

  • O mês de fevereiro é o único em nosso calendário que tem apenas 28 dias.

  • Isso se estabeleceu graças aos romanos na Antiguidade.

  • O mês de fevereiro no calendário juliano tinha 29 dias, mas teve um dia retirado para ser acrescentado em agosto.

  • O mês de fevereiro passou a ter 29 dias nos anos bissextos.

  • Os anos bissextos são necessários para compensar uma defasagem que se acumula em nosso calendário de tempos em tempos.

Afinal, por que o mês de fevereiro tem somente 28 dias?

O fato de fevereiro ter 28 dias remonta aos calendários utilizados pelos romanos na Antiguidade. Isso porque o rei Numa Pompílio, nos tempos da monarquia, estabeleceu um calendário com base nos ciclos lunares. Como cada ciclo lunar tem 29,5 dias de duração, esse período foi distribuído em 12 meses, totalizando o número de 354 dias.

Os romanos, no entanto, consideravam números pares um mau agouro, então um dia foi adicionado, fazendo com que esse ano tivesse 355 dias. Nesse calendário, o mês de fevereiro foi estabelecido como o único mês a ter 28 dias, porque esse era um mês dedicado aos mortos na cultura romana. O restante dos meses tinha de 29 a 31 dias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, um ano tem o total de 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 48 segundos, fazendo com que esse calendário se tornasse impreciso com o passar do tempo em relação às estações do ano. Com isso, foi necessário reformar o calendário romano.

Essa reforma foi iniciada por Júlio César, que fez com que o calendário romano deixasse de ser lunar e se tornasse solar. O calendário juliano tinha os 365 dias, distribuídos em 12 meses, e fevereiro foi mantido com 29 dias. Nesse novo calendário, também foi determinado que um dia seria acrescentado no mês de fevereiro a cada quatro anos para compensar da diferença real do período de um ano.

Pouco tempo depois, uma alteração foi realizada no calendário juliano. Essa alteração aconteceu em 8 a.C., quando o mês Sextilis foi alterado para Augustus (em homenagem ao imperador augusto). Além disso, o mês teve um dia acrescido em homenagem ao imperador, e esse dia extra de agosto foi retirado de fevereiro, que passou a ter apenas 28 dias.

Séculos depois, quando o calendário gregoriano foi criado, no século XVI, o mês de fevereiro foi mantido com 28 dias de duração.

Meses com 30 dias e com 31 dias

No atual calendário que utilizamos, o gregoriano, alguns meses têm 30 dias e outros têm 31 dias. No caso dos meses de julho e agosto, a escolha de 31 dias para eles foi deliberada como homenagem política. O mês de julho ficou com 31 dias como forma de homenagem a Júlio César, já em agosto a homenagem foi para Otávio Augusto. Para o restante dos meses se estabeleceu uma alternância.

Assim, os meses do ano foram distribuídos da seguinte maneira:

  • Janeiro – 31 dias

  • Fevereiro – 28 dias (29 dias quando for ano bissexto)

  • Março – 31 dias

  • Abril – 30 dias

  • Maio – 31 dias

  • Junho – 30 dias

  • Julho – 31 dias

  • Agosto – 31 dias

  • Setembro – 30 dias

  • Outubro – 31 dias

  • Novembro – 30 dias

  • Dezembro – 31 dias

Ano bissexto

Ano bissexto é o ano que acontece de quatro em quatro anos e no qual o mês de fevereiro tem 29 dias. No calendário gregoriano, a contagem de um ano leva em consideração o tempo em que a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Sabemos atualmente que essa volta dura 365,242189 dias ou 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 48 segundos. Sendo assim, com o passar do tempo, esse 0,242189 dia vai se acumulando, criando uma defasagem em nosso calendário.

Esse “atraso” precisa ser compensado, por isso, a cada quatro anos, é estabelecido um ano bissexto, isto é, um dia extra é colocado na contagem para determinar com exatidão a passagem de um ano. Os anos bissextos são aqueles divisíveis por quatro. Além disso, anos que terminam em 00 só poderão ser bissextos se forem divisíveis por 400.

Para saber mais sobre os anos bissextos, clique aqui.

História do calendário

Os calendários se estabeleceram como uma necessidade para a humanidade organizar a passagem do tempo e se localizar nos ciclos da natureza. Isso foi fundamental, principalmente, após o surgimento da agricultura, quando os seres humanos precisaram ter certo controle das estações a fim de saber os momentos certos de plantar e colher.

Por isso foram criados diferentes tipos de calendário, como calendários lunares, que se baseam nos ciclos da Lua; calendários lunissolares, que mesclam os ciclos da Lua e do Sol; e os calendários solares, que se baseiam no ciclo do Sol, levando-se em conta o tempo que a Terra leva para dar a volta nesse astro.

O atual calendário que utilizamos é o gregoriano, que surgiu no século XVI, mais especificamente em 1582. Foi estabelecido pelo papa Gregório XIII como forma de corrigir as falhas que existiam no calendário juliano, criado por Júlio César e utilizado em massa até aquele momento.

Fontes

MITRE, Lucas. Por que fevereiro tem 28 dias!? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qi3es3wtXMk&ab_channel=Nerdologia.

REDAÇÃO. Conheça a origem dos anos bissextos. Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/origem-anos-bissextos/.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Por que fevereiro tem 28 dias?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/por-que-fevereiro-tem-28-dias.htm. Acesso em 17 de março de 2025.

De estudante para estudante