Topo
pesquisar

Influenza e a Vacinação da População Idosa

Biologia

PUBLICIDADE

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso (acima dos 60 anos de idade) contra influenza (gripe), fornecida anualmente pelo Governo Federal / Ministério da Saúde / Sistema Único de Saúde – SUS, teve início nesse sábado, dia 28 de abril de 2008, com fornecimento contínuo por volta do dia 09 de maio em todo o país.

Embora haja recomendação e intensa divulgação para que o grupo dessa faixa etária tenha o devido acesso à vacina, sem qualquer ônus (custo) e facilitado pela distribuição de vários pontos espalhados em locais de grande circulação: escolas, supermercados, farmácias, rodoviárias e outros, como a unidade (posto) de saúde; ainda assim, a adesão a essa prática, em garantia a integral assistência à saúde do idoso, não condiz com a realidade frente à necessidade, visto o comprometimento dos próprios interessados ou de seus responsáveis.

Diversos estudos indicam que a imunização contra influenza, aplicada de forma preventiva, reduz os índices de morbidade (taxa de portadores com determinada enfermidade) e mortalidade (número de óbitos por habitantes), associadas às doenças que acometem o organismo idoso e em indivíduos portadores de doenças crônicas: insuficiência cardíaca e infecção respiratória.

Por exemplo: Um indivíduo idoso com debilidade no bombeamento sanguíneo em razão de uma cardiopatia, tem seu quadro clínico agravado e muitas vezes em colapso quando infectado por uma carga viral (gripe). Situação que normalmente requer do organismo agilidade, o que não ocorre em consequência à idade e comprometendo outros sistemas (muscular e respiratório), respondendo lentamente e de forma ineficaz por não trabalhar como na juventude.

Nesse sentido, para minimizar os danos que acometem esse seleto e importante grupo social, é de extrema necessidade para promoção da qualidade de vida, uma injeção atenuada, permitindo mais memória, contudo sendo essa imunitária, por grande consideração aos que proporcionam ânimo e imensurável fonte de sabedoria a nosso provável estado, através de cada singela presença.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Imunização da população
Imunização da população

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Influenza e a Vacinação da População Idosa "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/influenza-vacinacao-populacao-idosa.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola