PUBLICIDADE
Clérigo, químico, fisiologista e inventor inglês nascido em Bekesbourne, Kent, pioneiro na aplicação das leis da física newtoniana ao reino vegetal, ficando famoso como o fundador da fisiologia das plantas como ciência e também é citado como inventor do fórceps cirúrgico. Entrou (1696) no Corpus Christi College, University of Cambridge, onde foi formado depois admitido como fellowship (1703). Foi nomeado adjunto de pároco de Teddington, Middlesex (1709), permanecendo como clérigo perpétuo por toda sua vida.
Foi eleito Fellow da Royal Society (1717). Sucessor natural de Nehemiah Grew e Malpighi, publicou o revolucionário trabalho Statickal Essays, em dois livros sendo o primeiro, Vegetable Staticks (1727), a respeito da anatomia das plantas, divulgando suas pesquisas e conclusões com relação a pressão da seiva e a passagem da água através de uma planta, bem como a transpiração através das folhas, constituindo-se em um estudo pioneiro da fisiologia das plantas. O segundo volume foi Haemastaticks (1733), onde tratava sobre os mecanismos da circulação do sangue, inclusive com estudos sobre pressão sangüínea.
Foi premiado com a Copley Medal (1739) e, além de seus trabalhos científicos, escreveu anonimamente A friendly admonition to the drinkers of brandy and other distilled spirit (1734). Ele foi designado herdeiro da viúva e princesa de Gales (1750) e com a morte de Sir Hans Sloane (1753), foi escolhido como membro estrangeiro da Academia Francesa de Ciências e morreu em Teddington, Middlesex, próximo à Londres.
Na química demonstrou, pioneiramente, que muitas substâncias desprendiam gases quando aquecidas. Também apresentou trabalhos sobre ações reflexas e a função da medula espinhal, inventos equipamentos para coletar e medir volumes gasosos e de ventilação de navios, processos para determinação de profundidades oceânicas e processos para conservação de alimentos.