Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Seymour Roger Cray

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Engenheiro eletrônico e designer de computadores norte-americano nascido em Chippewa Falls, Wis, pioneiro dos supercomputadores. Graduado B.S. pela University of Minnesota (1950) em engenharia elétrica, trabalhou para a Engineering Associates, Remington Rand, UNIVAC, e Control Data Corporation. Construiu o primeiro supercomputador totalmente transistorizado para a Control Data Corp., o CDC 1604 (1958).

Fundou a Cray Research em Colorado Springs (1972) e criou seu primeiro supercomputador, o CRAY-1 (1976), com 200,000 freon-cooled ICs 3 e 133 milhões de operações de ponto flutuante por segundo, ou seja, capaz de atingir o pico de 133 Megaflops. Depois lançou o CRAY-2 (1985), com o desempenho de 1,9 Gigaflops. Na época, esse computador tinha a maior memória do mundo: 2 Gigabytes, uma quantidade gigantesca, mesmo para os parâmetros atuais.

Retirou-se da direção (1981), permanecendo como consultor até sua morte, em Colorado Springs, Colo. É impossível falar de supercomputadores sem citar o pioneirismo das máquinas fabricadas por designer estadunidense, que já usavam o conceito de processamento vetorial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Seymour Roger Cray"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/seymour-roger-cray.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante