Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Seth Boyden

Seth Boyden, maior inventor da América
Seth Boyden, maior inventor da América
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Inventor americano nascido em Foxboro, Massachusetts, que foi condecorado pelo presidente dos EEUU, Thomas Jefferson (1743-1826), como o maior inventor da América. Embora não tivesse nenhuma educação formal, ele deixou uma forte impressão na América. Com apenas vinte e um anos de idade ele patenteou uma máquina de confecção de lâminas forjadas. Estabelecido com um negócio com couros em Newark (1815) e lá inventou um processamento para produção de peles (1818).

Descobriu o segredo da moldagem de ferro maleável (1826) obtendo um produto mais resistente, mais trabalhável e muito mais barato. Assim, depois de aproximadamente seis anos de pesquisa, no dia 4 de julho, o décimo quinto aniversário da independência dos Estados Unidos, ele anunciou que tinha descoberto e tinha produzido as primeiras peças de ferro maleável. Também inventou um processo de laminação de aço e inventou uma máquina de moldar chapéu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foi fabricante de locomotivas e outro tipos de engenhos a vapor e de fornos industriais. Entre muitas outras invenções como máquinas, equipamentos e processos diversos, criou máquinas para fabricação de agulhas, de prendedores e de lâminas de corte e desenvolveu um morango híbrido. Irmão do também inventor Uriah Atherton Boyden (1804-1879) , morreu em Middleville, New Jersey, e hoje é nome de uma famosa escola: a Seth Boyden Elementary School, 274 Boyden Avenue, Maplewood, NJ.

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Seth Boyden"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/seth-boyden.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante