Topo
pesquisar

Serguei Aleksandrovitch Essenin

Biografia

PUBLICIDADE

Poeta russo nascido em Konstantinovo, na província russa de Riazan, que se destacou politicamente como um camponês russo revolucionário inadaptado ao novo regime. De uma família de camponeses, cedo mudou-se para Moscou, onde cursou a universidade e começou a freqüentar os círculos literários. Mais tarde foi para São Petersburgo onde fez amizade com o poeta simbolista Aleksandr Blok. Estreou na literatura com Radunitsa (1916) onde demonstrou sua preferência pelos temas da tradição popular russa.

Após a revolução (1919) envolveu-se com a corrente poética imaginista da qual chegou a ser o maior destaque em seu país. Casou-se (1920) com a bailarina americana Isadora Duncan, que acompanhou em viagens pela Europa e pelos Estados Unidos, porém esse casamento durou apenas dez meses. Depois da separação, voltou para a Rússia e, embora entusiasta de primeira viagem da revolução não conseguiu adaptar-se ao novo regime, caiu em depressão nervosa e, desgraçadamente, terminou por suicidar-se em São Petersburgo. Na sua obra foram relevantes Pugatchev (1920-1921), Ispoved khuligana (1921) e Moskva kabatskaia (1924).

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Serguei Aleksandrovitch Essenin"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/serguei-aleksandrovitch.htm. Acesso em 13 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola