Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sarah Breedlove Walker

Em 1905, desenvolveu uma fórmula para criar um penteado liso e brilhante para mulheres afro-americanas
Em 1905, desenvolveu uma fórmula para criar um penteado liso e brilhante para mulheres afro-americanas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Mulher de negócios estadunidense nascida perto de Delta, Louisiana, que fez o aperfeiçoamento de cosméticos para cabelos e inventou um linha exclusiva para negros e salões de beleza. Casou aos 14, e enviuvou aos 20, e viúva, mudou-se para St. Louis, Missouri, onde trabalhou em uma washerwoman durante alguns anos. Durante esse tempo começou a experimentar em casa vários penteados de cabelo, até que (1905) ela desenvolveu uma fórmula por criar um penteado liso e brilhante para mulheres afro-americanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Rapidamente alcançou o sucesso local. Mudou-se para Denver, Colorado (1906) e se casou com Charles Walker, e por disso seu método posteriormente ficou conhecido como o Walker Method ou Walker System. Com o marido organizou um grupo de agentes femininas para venderem porta-a-porta o seu tratamento de cabelo. Mudou-se para Indianapolis, Indiana (1910), onde sua empresa alcançou seu ápice empregando cerca de 3.000 funcionários. Suas vendedoras vestiam saias pretas longas e blusas brancas que se tornaram figuras familiares nas comunidades negras dos Estados Unidos e do Caribe.

Presidenta e o proprietária exclusiva da sua companhia, ela se tornou uma das mulheres mais conhecidas na América. Seu método chegou à Europa, onde também foi sucesso imediato, aumentando sua fortuna. Generosa com seu dinheiro, incluiu nas suas filantropias várias instituições de caridade, especialmente casas de idosos, e educacionais, como bolsas de estudos para a National Association for the Advancement of Colored People. Ela morreu em Irvington, New York, no dia 25 de maio (1919), deixando como única herdeira a sua filha, Lelia Walker Kennedy.

Figura copiada do site WOMEN IN AMERICAM HISTORY

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Sarah Breedlove Walker"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sarah-breedlove-walker.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante