Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

São Roberto

Um dos abades fundadores da Ordem Cisterciense
Um dos abades fundadores da Ordem Cisterciense
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Abade nascido na pequena localidade da Champagne, um dos abades fundadores da Ordem Cisterciense, conhecido como o primeiro santo abade de Cîteaux. Filho de nobres e na primeira entrou para a abadia de S. Pedro de Moutier-la Celle, perto de Troyes, onde em tornou-se prior (1053). Eleito (1068) abade de Sain Michel de Tonnmerre (ou S. Miguel de Tonnerre), depois, por razões desconhecidas, retornou a Troyes e logo depois foi eleito prior de Saint-Ayoul. Também depois de uma breve permanência, resolveu se dedicar a uma vida eremítica (1074). Logo outros eremitas seguiram o seu gesto e o grupo tornou-se tão numeroso que resolveram fundar um mosteiro: Molesmes (1075).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sua fama de santidade atraiu numerosas vocações e muitas doações dos nobres, o que tornou possível fundar dezenas de priorados e abadias dependentes de Molesme. Com o passar do tempo, a redução de eremitas fundadores levou os novos abades a caírem nas tentações materiais e o sentimento de pobreza e solidão iniciais foram minguando a medida que as doações implicavam em privilégios recíprocos para os nobres, enquanto os próprios monges tinham servos e colonos. Esses motivos levaram os monges mais ciosos e tradicionalistas a abandonarem Molesmes.

Assim, comandados pelo próprio abade fundador do mosteiro de Molesmes, cerca de vinte monges deixaram Molesmes (1098) para fundarem, na Borgonha francesa, a 20 km ao sul de Dijon, em Cistercium, uma nova sede monástica, que foi chamada Novo Mosteiro e, depois, Mosteiro de Cîteaux, com a aprovação do Legado do Papa, Hugo, arcebispo de Lyon, e financiado por Reinaldo, visconde de Beaume. O novo mosteiro que tanto desenvolvimento alcançaria nos séculos sucessivos, tornou-se, sob a liderança do velho monge, a origem dos cistercienses, os pregadores da humildade e da vida monástica solitária e pobre, fiel à tradição dos ensinamentos de S. Bento. Quando voltou a Molesmes (1109), onde morreria, Santo Alberico sucedeu-lhe como abade, o segundo santo abade de Cîteaux.


Figura copiada do site da ABADIA N.S.SÃO BERNARDO:
(representativa de São Roberto, Sto. Alberico e Sto Estevão)

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "São Roberto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sao-roberto.htm. Acesso em 02 de novembro de 2024.

De estudante para estudante