Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Rui Guerra

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Diretor de cinema brasileiro nascido em Maputo, Moçambique, um dos notáveis do chamado cinema novo do Brasil Entrou (1952) para o Institut des Hautes Études Cinématographiques (IDHEC), em Paris e especializou-se em direção, produção e montagem. Foi assistente dos cineastas franceses Jean Dellanoy, Abel Gance, Patrice Dally e Pierre Kast. antes de radicar-se no Brasil (1958).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Depois de ter dirigido dois inacabados curtas-metragens, Cavalo de Oxumaré e Orós (1960), estreou como ator em Os mendigos (1962), de Flavio Migliaccio. Ousado, seu mais polêmico sucesso foi Os cafajestes (1962), um filme que gerou problemas com a censura por apresentar a primeira cena de nu frontal do cinema brasileiro, protagonizada pela atriz Norma Bengell.

Apesar de ter feito a maior parte de seus filmes no Brasil, também na França, Peru, México e Moçambique. Entre os mais famosos, destacam-se: Os fuzis (1963), que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, Os deuses e os mortos (1970), A queda (1976), Erêndira (1982), Ópera do malandro (1985), A fábula da bela Palomera (1988) e Quarup (1989).
Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Rui Guerra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/rui-guerra.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante