Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Roger Charles Louis Guillemin

Roger Charles Louis Guillemin, um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1977)
Roger Charles Louis Guillemin, um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1977)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Fisiologista francês nascido em Dijon, naturalizado americano (1965), pesquisador dos hormônios peptídeos. Indo para os EEUU (1953), tornou-se professor no Baylor College of Medicine, Houston (1953-1970) e no Salk Institute and University of California, San Diego (1970-...). Recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1977), juntamente com Andrew V. Schally, do Veterans Administration Hospital, New Orleans, LA, por estudos sobre os hormônios peptídeos.

Ainda foi premiada a americana Rosaly Sussman Yallow do Veterans Administration Hospital, Bronx, NY. Formado em medicina pela Universidade de Lyon (1949), onde despertou seu interesse por endocrinologia e complementou seus estudos na University of Montreal, onde recebeu seu Ph.D (1953). Trabalhou no Department of Physiology at the Baylor University College of Medicine, em Houston (1953-1970), concentrando seus estudos no controle hormonal da glândula pituitária, em particular os hormônios produzido pelo hipotálamo, e em neurotransmissores como as endorfinas, pesquisas que lhe dariam o Nobel (1977).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mudando-se para o Salk Institute em La Jolla, California (1970), fundou o Laboratories for Neuroendocrinology. Posteriormente deslocou-se para o Whittier Institute for Diabetes and Endocrinology, também em La Jolla (1989) e tornou-se professor adjunto de medicina na University of California, em San Diego. Seus estudos têm levado a isolar uma grande variedade de hormônios, entre eles a somatocrinina ou fator hormonal do crescimento, e a somatostatina, fundamental para o entendimento da diabetes, e vários outros hormônios que regulam o desenvolvimento sexual feminino.

É membro de muitas organizações como a US National Academy of Sciences e a French Académie des Sciences. Também se ocupa em escrever livros sobre história da medicina, pesquisa arte pré columbiana e usa o computador para criar pinturas que têm sido bem recebidas em galerias norte-americanas, mexicanas e italianas.

Foto copiada do site NASA NEUROLAB WEB

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Roger Charles Louis Guillemin"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/roger-charles-louis-guillemin.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante