Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Rodolfo Amoedo

Rodolfo Amoedo, famoso restaurador de quadros
Rodolfo Amoedo, famoso restaurador de quadros
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Autor e pintor humanista brasileiro nascido no Rio de Janeiro, precursor, no Brasil, da restauração de quadros e cuja obra pessoal distinguiu-se sobretudo pelos requintes da técnica. Dois seis aos onze anos, viveu em Salvador, tendo aí iniciado os estudos de primeiras letras no Colégio Sebrão. Voltou para o Rio de Janeiro (1868), matriculando-se no Colégio Vitório, de onde, algum tempo depois, se passou para o de Pedro II. Ingressou na Academia Imperial de Belas-Artes (1873), onde foi aluno de Costa Miranda, Sousa Lobo, Zeferino da Costa e Vítor Meireles. Depois de renhido concurso em que teve Henrique Bernardelli como principal competidor, conquistou (1878), com seu quadro O sacrifício de Abel, e pelo voto de qualidade do diretor, o prêmio de viagem à Europa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Seguindo em maio do ano seguinte para a França (1879), só depois de submeter-se duas vezes ao respectivo exame de admissão, foi que conseguiu matricular-se na Academia de Belas Artes de Paris, onde estudou com mestres como Alexandre Cabanel e Puvis de Chavannes, cidade na qual permaneceu cerca de oito anos e onde realizou algumas de suas telas mais conhecidas. De volta ao Brasil foi nomeado professor de pintura (1888) da Academia Imperial de Belas-Artes e passou a receber sucessivas e importantes encomendas para a decoração de prédios públicos.

Criou painéis para o Supremo Tribunal Federal (1909), para a Biblioteca Nacional, para o Teatro Municipal (1916) e para o Conselho Municipal do Rio de Janeiro (1925), além de retratos de autoridades. Foi mestre de artistas que fariam belas carreiras, como Eliseu Visconti, Batista da Costa e Cândido Portinari. Morreu no Rio de Janeiro, RJ, deixando uma vasta obra, na qual se mostrou mais expressiva nos seus pequenos estudos a óleo ou aquarela.

Figura copiada do site da TRIBUNA DE MINAS/PINTURAS

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Rodolfo Amoedo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/rodolfo-amoedo.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante