Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Roberto Ventura

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Pesquisador, professor e ensaísta de literatura nascido no Rio de Janeiro, um dos principais estudiosos da obra de Euclydes da Cunha no país. Fez mestrado na PUC-RJ e doutorados na USP e na Universidade de Rühr, em Bochum, na Alemanha. Foi articulista da Folha entre (1988-1990) e, professor da Universidade de São Paulo, tornou-se livre docente na USP (1999) e também colaborava com diversas publicações acadêmicas.

Sua primeira obra de importância foi História e Dependência: Cultura e Sociedade em Manoel Bonfim (1984), em parceria com Flora Süssekind. Três anos depois publicou Escritores, Escravos e Mestiços em um País Tropical, também sobre a formação da crítica literária no país e os principais debates intelectuais na virada do século IX para o XX. Depois vieram Estilo Tropical (1991), Folha Explica Casa-Grande & Senzala (2000) e o póstumo Folha explica Os sertões (2002).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Morreu vítima de um acidente de carro no interior do Estado de São Paulo, onde participara de uma série de conferências sobre Euclydes da Cunha (1866-1909) e o centenário de sua famosa obra Os Sertões, quando seu carro colidiu com a traseira de um caminhão, próximo a cidade de Mogi-Guaçu, na altura do km 186 da rodovia Adhemar de Barros (SP 340). Deixou viúva a jornalista Márcia Zoladz, 47, e órfão o filho Thomaz Zoladz Ventura, 14. O corpo foi velado no Salão Nobre da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e foi cremado no cemitério da Vila Alpina, na zona oeste da cidade.
Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Roberto Ventura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/roberto-ventura.htm. Acesso em 02 de novembro de 2024.

De estudante para estudante