Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Robert Hofstadter

Robert Hofstadter, ganhadores do Prêmio Nobel de Física (1961)
Robert Hofstadter, ganhadores do Prêmio Nobel de Física (1961)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Físico americano nascido em New York City, pesquisador em física do átomo e um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física (1961) por seus estudos pioneiros do espalhamento de elétrons por núcleos atômicos e por suas conseqüentes descobertas relacionadas à estrutura dos núcleos (1948), dividindo o prêmio com o germânico Rudolf Ludwig Mössbauer do California Institute of Technology, Pasadena, CA, USA. Filho de Louis Hofstadter e Henrietta Koenigsberg, foi educado em escolas secundárias de New York City, e graduou-se (1935) no College of the City of New York, obtendo seu B.S.

Durante a graduação recebeu o Kenyon Prize em Matemática e Física e o Coffin Fellowship da General Electric Company. Entrou para a Princeton University, onde estudou física (1935-1938), recebendo o M.A. e o Ph.D. (1938) pesquisando em espectros infra-vermelhos de moléculas orgânicas simples. Premiado com o Procter Fellowship, na Princeton University, por seu trabalho de pós-doutorado (1938-1939), um estudo de fotoconductividade em certos tipos de cristais, também foi agraciado com o Harrison Fellowship at the University of Pennsylvania (1939) pela contribuição dada para o projeto do acelerador eletrostático de Van de Graaff .

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Casou-se (1942) com Nancy Givan, de Baltimore, Maryland, com quem teve um filho, Douglas, e duas filhas, Laura e Mary. Apesar do grande trabalho na Princeton University, só foi ganhar notoriedade quando foi trabalhar na Stanford University (1950-1985), onde foi diretor do laboratório de energia física (1967-1974). Usando o acelerador linear no Stanford Linear Accelerator Center e uma máquina por ele mesmo projetada, mediu com grande precisão o tamanho e a forma de prótons e nêutrons. Eleito membro da National Academy of Sciences, U.S.A. (1958), no ano seguinte foi escolhido California Scientist of the Year (1959). Também foi Guggenheim Fellow (1958-1959) e passou um ano na CERN, em Genebra, Suíça, em trabalho sabático, e morreu em Stanford (1990).

Figura copiada do site NOBEL e-MUSEUM

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Robert Hofstadter"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/robert-hofstadter.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante