Topo
pesquisar

Robert Hofstadter

Biografia

PUBLICIDADE

Físico americano nascido em New York City, pesquisador em física do átomo e um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física (1961) por seus estudos pioneiros do espalhamento de elétrons por núcleos atômicos e por suas conseqüentes descobertas relacionadas à estrutura dos núcleos (1948), dividindo o prêmio com o germânico Rudolf Ludwig Mössbauer do California Institute of Technology, Pasadena, CA, USA. Filho de Louis Hofstadter e Henrietta Koenigsberg, foi educado em escolas secundárias de New York City, e graduou-se (1935) no College of the City of New York, obtendo seu B.S.

Durante a graduação recebeu o Kenyon Prize em Matemática e Física e o Coffin Fellowship da General Electric Company. Entrou para a Princeton University, onde estudou física (1935-1938), recebendo o M.A. e o Ph.D. (1938) pesquisando em espectros infra-vermelhos de moléculas orgânicas simples. Premiado com o Procter Fellowship, na Princeton University, por seu trabalho de pós-doutorado (1938-1939), um estudo de fotoconductividade em certos tipos de cristais, também foi agraciado com o Harrison Fellowship at the University of Pennsylvania (1939) pela contribuição dada para o projeto do acelerador eletrostático de Van de Graaff .

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Casou-se (1942) com Nancy Givan, de Baltimore, Maryland, com quem teve um filho, Douglas, e duas filhas, Laura e Mary. Apesar do grande trabalho na Princeton University, só foi ganhar notoriedade quando foi trabalhar na Stanford University (1950-1985), onde foi diretor do laboratório de energia física (1967-1974). Usando o acelerador linear no Stanford Linear Accelerator Center e uma máquina por ele mesmo projetada, mediu com grande precisão o tamanho e a forma de prótons e nêutrons. Eleito membro da National Academy of Sciences, U.S.A. (1958), no ano seguinte foi escolhido California Scientist of the Year (1959). Também foi Guggenheim Fellow (1958-1959) e passou um ano na CERN, em Genebra, Suíça, em trabalho sabático, e morreu em Stanford (1990).

Figura copiada do site NOBEL e-MUSEUM:
http://www.nobel.se/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

Robert Hofstadter, ganhadores do Prêmio Nobel de Física (1961)
Robert Hofstadter, ganhadores do Prêmio Nobel de Física (1961)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Robert Hofstadter"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/robert-hofstadter.htm. Acesso em 22 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola