Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Robert Delaunay

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Pintor francês nascido em Paris, que realizou, com Sonia Delaunay, sua esposa, as enormes decorações murais para o palácio da aeronáutica e o pavilhão ferroviário da Exposição Universal de Paris (1937). Influenciado pelos neo-impressionistas Georges Seurat e Paul Signat, começou a experimentar efeitos de contraste entre cores e, interessado pela obra dos primeiros cubistas, passou (1910) a estudar as possibilidades de aplicação da estética desses artistas a uma pintura com rico cromatismo e com elementos irreais.

Criou, então (1910), um estilo próprio, baseado quase exclusivamente na importância da cor e na ilusão do movimento, iniciado a partir da série dedicada à torre Eiffel, num estilo cubista próprio, de grande colorido. Compôs (1912) as famosas séries Janelas e Formas circulares. O dinamismo de sua obra se intensificou com o emprego de espirais e encadeamentos de círculos e morreu em Montpellier.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Robert Delaunay"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/robert-delaunay.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante