Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Roald Hoffmann

Um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química (1981)
Um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química (1981)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Químico judeu-polonês nascido em Zloczów, Polônia, e naturalizado americano, que trabalhando na Cornell University, Ithaca, NY, ganhou o Prêmio Nobel de Química (1981), com o japonês Kenichi Fukui, da Universidade de Kioto, por aplicar, em pesquisas independentes, a teoria da mecânica quântica na análise de reações químicas. Filho de um engenheiro civil formado na Escola Politécnica de Lvov e de uma professora, teve o pai morto em campo de concentração, mas sua mãe sobreviveu e depois da guerra morou em Przemysl e depois em Krakow, onde finalmente pode estudar.

Sua mãe casou-se com Paul Hoffmann, que tornou-se em seu segundo pai. Deixou a Polônia (1946), indo para um campo de refugiados na Czechoslovakia, e de lá para Bindermichl, próximo a Linz, na Áustria. No ano seguinte (1947) voltou para outro campo na Alemanha, em Wasseralfingen bei Aalen, München. Finalmente (1949) emigrou para os United States. No Brooklyn,entrou para a Stuyvesant High School, onde formou-se (1954) e entrou (1955) para a Columbia College para estudar medicina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Três anos depois (1958) iniciou um trabalho de graduação na Harvard, onde adquiriu o gosto pela química. Casou-se (1959) com Eva Börjesson, uma recepcionista da escola, e obteve seu Ph.D..(1962). Do casal nasceram duas filhas, Hillel Jan (1962) e Ingrid Helena (1965), ano em foi contratado pela Cornell e de onde não mais saiu.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Roald Hoffmann"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/roald-hoffmann.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante