Topo
pesquisar

Richard Kuhn

Biografia

PUBLICIDADE
Químico austríaco nascido em Viena, professor na Universidade de Heidelberg (1928-1967) e pesquisador do Kaiser-Wilhelm-Institut, depois Max-Planck-Institut (1950), für Medizinische Forschung, Heidelberg, ganhador do Prêmio Nobel de Química (1938) por pesquisas em carotenóides e vitaminas, especialmente as B2 e B6, mas declinou de recebê-lo por ordem do governo nazista.

Filho do engenheiro Richard Clemens Kuhn e da professora primária Angelika Rodler, foi educado no Gymnasium, e estudou química na Universidade de Viena University e, depois, com R. Willstätter, em Munique. Ph.D (1922) com a tese Über Spezifität der Enzyme, foi convidado para ensinar química em Munique, mas preferiu ir (1925) para o Eidgenössische Technische Hochschule, em Zurique, onde foi Professor de química geral e analítica (1926-1929). Casou-se (1938) com Daisy Hartmann com quem teve dois filhos e quatro filhas. T

ornou-se Principal do Instituto de Química do recém fundado Kaiser-Wilhelm-Institut für Medizinische Forschung, em Heidelberg, e assumiu sua direção (1937) sucedendo L. von Krehl. Enquanto professor de Bioquímica da Universidade def Heidelberg, esteve na University of Pennsylvania, Philadelphia, como Visiting Research Professor for Physiological Chemistry.

Como pesquisador investigou problemas teóricos de química orgânica como a estereoquímica dos alifáticos e combinações aromáticas, sínteses de polienos, constituição e cor; acidez de hidrocarbonetos, como também em vários campos da bioquímica como os carotenóides, flavinas, vitaminas e enzimas. Além do Nobel recebeu numerosos prêmios, medalhas e outras honrarias pelo seu trabalho científico, como o de Doutor honorário do Technische Hochschule, em Munich (1960) da University of Vienna (1960) e da Universidade de Santa Maria, RS, Brasil (1961).

Também foi membro de numerosas sociedades e academias científicas e de organizações de várias partes do mundo, como, por exemplo, Presidente da Society of German Chemists, Vice-President da Max Planck Society e Editor da Liebigs Annalen der Chemie e membro do Badische Anilin-und Soda-Fabrik, e morreu em Heidelberg. Também é lembrado por ter sido colega de escola de Wolfgang Pauli, Nobel de Física (1945), por um período de oito anos (1910-1918).

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola