Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Richard Adolf Zsigmondy

Inventor do ultramicroscópio
Inventor do ultramicroscópio
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Químico e inventor austríaco nascido em Viena, Império austríaco, inventor do ultramicroscópio (1903) e que trabalhando com Henry Siedentopf, Professor da Universidade de Göttingen, ganhou o Prêmio Nobel de Química (1925) pela explicação da natureza das soluções coloidais. Formado no Technische Hochshule da Universidade de Viena, foi para Munique (1887) para estudar química orgânica com o Professor W. von Miller.

Depois de conseguir o doutorado (1889), permaneceu como assistente do Professor Miller, foi assistente de Kundt na Universidad de Berlim (1891) e tornou-se lecturer (1893) no Technische Hochschule, em Graz, onde também aceitou um posto pedagógico. Foi nomeado Professor e Diretor do Instituto de Química Inorgânica da Universidade de Göttingen (1907), onde se aposentou (1929) e morreu no mesmo ano, em Göttingen, Alemanha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ficou conhecido por suas investigações teóricas e experimentais da química dos colóides e, entre outros trabalhos, idealizou e realizou, em colaboração com Heinrich Siedentopf, o primeiro ultramicroscópio. Publicou vários livros e foi casado com Laura Luise Müller, filha do professor de Anatomia patológica em Jena Wilhelm Müller, com quem teve duas filhas: Annemarie e Kathe.

Figura copiada do site da FUNDAÇÃO NOBEL:
http://www.nobel.se/

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Richard Adolf Zsigmondy"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/richard-adolf-zsigmondy.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante