Topo
pesquisar

Os Rockefeller

Biografia

PUBLICIDADE

Família de industriais norte-americanos, símbolo da prosperidade americana no século XX, cuja fortuna deu origem a fundações científicas e filantrópicas e que teve seu "The End" quando um grupo japonês comprou (1989) o Rockefeller Center, no bairro novaiorquino de Manhattan.

John Davison Rockefeller(1839-1937), nascido em Richford, Nova York, o patriarca da família. Fundou a sua primeira refinaria (1870), e criou a National Refiner´s Association (1872), englobando 21 das 26 refinarias independentes de Cleveland, dando origem a indústria petrolífera, que dominou o mercado nos Estados Unidos por mais de um século. Acertou um acordo especial com as companhias de estradas de ferro, que lhe permitiu transportar seu petróleo a menor preço do que o de seus concorrentes.

Passa, então, a controlar todas as grandes refinarias de Pittisburgh, Filadélfia, Nova Yorque e Baltimore e 90% dos transportes petroleiros. Fundou (1882) a Standard Oil Company, que se tornaria um monopólio tão poderoso que originou uma lei federal contra monopólios. Para esquivar-se à decisão, fragmentou a sociedade em pequenas empresas sobre as quais exercia controle.

Possuindo uma das maiores fortunas do mundo, dedicou-se, em seus últimos anos, à filantropia. Doou boa parte dela a várias instituições, principalmente à Universidade de Chicago, e morreu em Ormond Beach, Flórida. Graças às suas doações, foi fundada (1901), em Nova Yorque, o Instituto Rockefeller, organismo cujos cientistas dedicavam-se a pesquisas médicas.


Figura copiada do GERMAN CORNER WEBSITE:
http://www.germancorner.com/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

John Davison Rockefeller
John Davison Rockefeller
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola