PUBLICIDADE
Rei de Navarra (1305-1316) e da França (1314-1316) nascido em Paris, cujo reinado foi dominado por seu tio, Conde Carlos deValois. Filho e sucessor de Filipe IV, o Formoso, cuja morte ainda jovem e a prematura de seu primogênito e sucessor, João I, lhe abriram as portas do trono.
Teve que enfrentar um violento movimento de reação da nobreza contra as tendências absolutistas da monarquia, estabelecidas durante o reinado de seu pai e predecessor. Tentou, assim, continuar a política autoritária de seu pai, porém esbarrou em forte reação contra a autoridade monárquica e aconselhado por seu tío Carlos de Valois, resolveu preservar os dereitos e costumes dos nobles.
Praticamente foi obrigado a assegurar, por intermédio de Cartas, os direitos e as imunidades dos nobres de cada grande feudo em relação do poder real. Morreu em Vincennes e foi sucedido por seu irmão Filipe V, o Alto (1293-1322), que por sua vez foi sucedido pelo irmão caçula, Carlos IV, o Belo (1294-1328), encerrando os reinados da Casa dos Capetos, que seria seguida pelos da Casa de Valois, iniciada com a subida ao trono de Filipe VI de Valois, filho do Conde Carlos de Valois.