Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fritz Haber

Fritz Haber, ganhador do Prêmio Nobel de Química (1918)
Fritz Haber, ganhador do Prêmio Nobel de Química (1918)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Químico alemão, nascido em Breslau, na antiga Silésia, hoje Wroclaw, Polônia, um dos pioneiros no estudo do cracking, de fundamental importância na indústria petrolífera e ganhador do Prêmio Nobel de Química (1918) pela produção sintética de amônia partindo do nitrogênio e do hidrogênio. Trabalhou no comércio de produtos químicos com o pai, antes de freqüentar as universidades de Jena, Berlim, Heidelberg, Charlottenburg e Karlsruhe, onde estudou e mais tarde lecionou química na Escola Superior Técnica de Karlsruhe.

Foi ser professor da Universidade de Berlim (1911) e, depois, tornou-se diretor do Kaiser-Wilhelm-Institut, hoje Fritz-Haber-Institut, für physikalische Chemie und Electrochemie, Berlin-Dahlem (1911-1933), transformando-o em um dos melhores centros de estudos do mundo. Suas pesquisas permitiram-lhe elaborar um processo de síntese industrial do amoníaco a partir de hidrogênio e nitrogênio, o que possibilitou a produção de fertilizantes e adubos nitrogenados em larga escala em substituição ao adubo mineral.

Durante a primeira guerra mundial, chefiou o serviço de guerra química alemão (1916-1918), principalmente na para a fabricação de gases venenosos. Durante a I Guerra Mundial chefiou a guerra química e dirigiu o primeiro ataque com gás cloro em Ypres (1915), porém sua origem judaica obrigou-o a emigrar para a Suíça (1933), fugindo do nazismo. Também pesquisou a termodinâmica de reações gasosas, a eletroquímica, especialmente a redução eletrolítica do nitrobenzeno, a composição de chamas e explosões de gás e morreu em Basiléia, Suíça.

Figura copiada do site LES GRANDS CHIMISTES

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Fritz Haber"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/fritz-haber.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante