Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Frank Bunker Gilbreth

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Engenheiro norte-americano nascido em Fairfield, Maine, que com a esposa Lillian Gilbreth ganharam fama com a criação do Estudo dos Movimentos. Iniciou-se como aprendiz de ladrilheiro, trabalhou como engenheiro em New York City e tornou-se um construtor de sucesso em Boston (1895-1911). Ele começou a fazer observações sobre movimentos com 27 anos de idade, quando trabalhava como superintendente em uma empresa de construção.

Inventou dispositivos como andaimes móveis, misturadores de concreto, correias transportadoras, barras de reforço, tudo com o objetivo de evitar o desperdício de movimento. Casou (1904) e com sua esposa, Lillian Evelyn Gilbreth (1878-1972), fundou uma empresa de consultoria, a Frank B. Gilbreth, Inc (1911) e juntos alcançaram grande prestígio internacional como engenheiros consultores para instalações industriais (1910-1924) privadas e públicas, especialmente por inovarem processos construtivos, especialmente na eficiência e minimização de movimentos. Conjuntamente escreveram A Primer of Scientific Management (1911) e Fatigue Study (1916). Morreu em Montclair, N.J. (1924), deixando Evelyn viúva por muitos anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Frank Bunker Gilbreth"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/frank-bunker-gilbreth.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Talibã e a retomada do poder no Afeganistão

Assista à videoaula e conheça o grupo radical fundamentalista Talibã. Entenda seu processo de formação e ascensão...

Revolução Federalista (1893-1895)

Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Revolução Federalista ou Guerra das Degolas...