Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Franciscus Sylvius

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Médico, fisiologista, anatomista e químico experimentador germânico nascido em Hanau, Alemanha, criador da corrente iatroquímica, que tentava explicar os fenômenos fisiológicos segundo os processos de fermentação e efervescência. Professor da Universidade de Leiden destacou-se como estudioso dos processos da digestão.

Desenvolveu a síntese de suas concepções mecanicistas a partir das noções químicas herdadas de Paracelsus e Van Helmont, e tornou-se no fundador da escola de iatroquímica na medicina, doutrina médica, reinante no século XVII, que pretendia explicar todos os fenômenos da economia animal pela química rudimentar da época.

Ensinava que todo fenômeno de vida ou doença seria uma ação química. Também dissecou o cérebro e morreu em Leiden, Holanda. Pelo menos seus estudos ajudaram a trocar a ênfase médica de especulação mística reinante até então.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Franciscus Sylvius"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/franciscus-sylvius.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Eça de Queirós: vida e obra

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor português Eça de Queirós....

Alguma poesia I Análise literária [Fuvest]

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Alguma poesia”, do poeta brasileira Carlos Drummond...