Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Flávio Cláudio Juliano

Biografia

PUBLICIDADE

Imperador romano nascido em Constantinopla, homem de notável formação intelectual, cujo governo de apenas vinte meses, ficou marcado pela pretensão de harmonizar a cultura e a justiça com os valores da antiga religião pagã de Roma. Com a morte do tio, Constantino, o Grande, refugiou-se com o irmão Galo, na Capadócia, para escapar da matança de seus parentes promovida pelo Exército. Constâncio II nomeou Galo (357) como césar (colaborador e sucessor), que seria executado três anos depois.

Ele então o substituiu e foi enviado pelo imperador à Gália. Lá, distinguiu-se como estrategista, administrador e legislador. Suas campanhas vitoriosas entusiasmaram os soldados, que o proclamaram imperador. Ao saber da notícia, Constâncio dispôs-se a enfrentá-lo, porém quando marchava a seu encontro, morreu em conseqüência de febres e deixou o caminho livre. O novo imperador, embora batizado e educado no cristianismo, declarou-se pagão ao iniciar o mandato, o que lhe valeu o cognome de o Apóstata. Introduziu diversas reformas, reduziu os impostos e proclamou a liberdade de culto. Apesar de sua aparente tolerância religiosa, tomou medidas contra os cristãos. Desejoso de novas vitórias militares, empreendeu campanha contra a Pérsia, porém foi morto em combate, na Mesopotâmia.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem F - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Flávio Cláudio Juliano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/flavio-claudio-juliano.htm. Acesso em 21 de setembro de 2021.