Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Filão de Bizâncio

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Engenheiro, matemático e mecânico bizantino nascido em Bizâncio, Turquia, citado nos escritos de Vitrúvio, o arquiteto e engenheiro romano, e nos de Herão de Alexandria, como um dos grandes inventores de seu tempo. Pouco se sabe sobre sua vida, mas Vitrúvio o colocou numa lista de 20 inventores de máquinas, ao lado de Arquitas, Arquimedes e Ctesibius, por exemplo. Herão de Alexandria o mencionou em seu tratado de mecânica quando tratou de máquinas de construção e de guerra, e Eutocius também o citou em seu tratado de mecânica, especialmente por suas invenções mecânicas e pelas descrições em seu próprio tratado Mecânica ( ~250 a. C.), como uma descrição sobre as catapultas, hoje na maioria desaparecido.

Sabe-se que neste tratado de 9 livros continha suporte para construção de armas de guerra e outros engenhos, pneumáticos, portos marítimos, fortes, defesas de cidades, estratégias etc. Também fez progressos na matemática, especialmente no estudo do cubo e no cálculo para lançamento e alcance de projéteis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Paralelamente com Apolónio de Perga e Herão de Alexandria, descobriu simultaneamente soluções muito parecidas do problema da duplicação do cubo, a partir da determinação de dois pontos específicos, com características especiais, utilizando uma régua e um compasso. Provavelmente morreu também em sua terra natal.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Filão de Bizâncio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/filao-bizancio.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante