Topo
pesquisar

Fernando Luiz Lobo Barboza Carneiro

Biografia

PUBLICIDADE

Engenheiro Civil brasileiro especializado em estruturas nascido no bairro da Glória, Rio de Janeiro, cujos trabalhos sobre estrutura e resistência do concreto são referência internacional. De família mineira, aos seis anos mudou-se para uma chácara, na Gávea, e sempre se destacou nos estudos. Filho do engenheiro Otávio Carneiro, formou-se no curso de engenharia (1934) da Escola Politécnica da Universidade do Brasil, hoje Escola de Engenharia da UFRJ. Estagiou no escritório de cálculo em concreto armado de Emílio Baumgart, onde adquiriu conhecimentos ecléticos para o cálculo da estruturas variadas como do edifício da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, da Ponte Nova rodoviária sobre o rio Doce, do interceptor oceânico Glória-Botafogo, no Rio de Janeiro etc.

Foi pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia, o INT, durante 33 anos e um de seus trabalhos mais importantes foi o ensaio que virou referência internacional na determinação da resistência dos concretos à tração dos ventos. Começou a trabalhar com dosagem experimental de concretos (1939), escreveu um livro chamado Dosagem de concretos, editado pelo INT (1943), foi suplente de deputado federal e deputado apenas durante o período de discussão da lei que criou a Petrobrás (1951) e apresentou um método de dosagem experimental, que ficou conhecido como Método do INT (1953). Sua produção acadêmica foi reconhecida e requisitada no exterior. Foi representante do INT no Comitê da International Organization for Standardization, a ISO, e na União Internacional dos Laboratórios de Ensaios e Pesquisas sobre Estruturas e Materiais (RILEM). Trabalhou na elaboração de normas brasileiras para o cálculo do concreto armado para a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, e fui o redator da edição e membro-relator da comissão de normas estruturais (1960).

Atuou, ainda, como delegado brasileiro do Comitê Europeu do Concreto. Como professor da UFRJ, coordenou o contrato de cooperação entre a Universidade e a Petrobrás. Doutor honoris causa pela UFRJ, membro de honra da RILEM e pesquisador emérito do INT. Também recebeu os prêmios Bernardo Houssay, da Organização dos Estados Americanos, a OEA, e Álvaro Alberto, concedido pelo CNPq. Entre honrarias recebidas ganhou o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia / Ciências da Engenharia Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro (1989). Foi admitido como membro da Academia Brasileira de Ciências (1999), que até então não era aberta a ciências aplicadas como a engenharia. Faleceu no Rio de Janeiro, em decorrência de um derrame cerebral. e foi casado com a jornalista Zenaide Carneiro, por 51 anos.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem F - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola