Topo
pesquisar

Fernando I de Portugal

Biografia

PUBLICIDADE

Nono Rei de Portugal (1367-1383) nascido em Lisboa, cujo reinado foi marcado pelo crescimento econômico de Portugal e pelas guerras com o vizinho reino de Castela, cujo trono disputava. Dedicado às guerras, mesmo com apoio da Inglaterra, sofreu sucessivas derrotas e foi compelido a assinar um tratado de paz (1382) com os castelhanos. Era filho do rei Pedro I de Portugal e da princesa Constança de Castela e sucedeu a seu pai (1367) e e quando Pedro I de Castela, o Cruel ou o Justiceiro (1350-1369) morreu sem herdeiros diretos (1369), reclamou direitos ao trono castelhano como bisneto de Sancho IV. A pretensão de outros supostos herdeiros, como os Duque de Lencastre e Henrique da Trastâmara, levou a três desgastantes guerras e vários acordos, envolvendo especialmente casamentos.

Paralelamente a essa desastrosa política externa, internamente promulgou leis que incentivaram o progresso da agricultura, do comércio exterior, da marinha mercante e do exército. Implantou a histórica lei de sesmarias, que acabou com a propriedade improdutiva, tornava obrigatório o cultivo das terras abandonadas sob pena de serem repartidas, fomentou a lavoura portuguesa e a produção de alimentos. Casou escândalo nacional com seu romance com Leonor Teles de Menezes, de moral duvidosa e mulher de um dos seus cortesãos, com quem se casou após a anulação do casamento dela.

Após sua morte em Lisboa, sua viúva foi nomeada regente em nome da filha dela com o rei morto, Beatriz de Portugal, prometida em casamento com o rei João I de Castela, como acordo para o fim da guerra com Castela (1382). Aproveitando o desejo de independência dos portugueses, João, Mestre de Aviz e irmão bastardo de Fernando, declarou-se rei de Portugal e depois de dois anos de caos político e social (1383-1385), João tornou-se no primeiro rei da Dinastia de Aviz (1385).como D. João I .

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem F - Biografia - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola