Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dimitri Pavlovitch Riabouchinsky

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Engenheiro russo de Moscou, reconhecido por suas contribuições ao estudo dos movimentos dos fluidos. Pouco depois de sair da universidade, fundou (1904), um instituto de aerodinâmica próximo a Koutchino que manteve em atividade até a revolução (1919), quando emigrou para Paris, passando a colaborar com o Ministério Francês do Ar, sendo mais tarde nomeado diretor do laboratório de mecânica dos fluidos, fundado pelo Ministério na Universidade de Paris. Destacou-se profissionalmente como exímio analista, criativo pesquisador e prolífico escritor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Escreveu mais de 200 trabalhos científicos publicados em periódicos internacionais. Embora pareça pouco valorizado na sua época, possivelmente por sua complexidade nos escritos, hoje é reconhecido por suas contribuições originais a mecânica dos fluidos nos campos da análise dimensional (1911), de resistências no regime laminar e no turbulento (1914), do escoamento livre (1919), da cavitação (1923) e no estudo de deslocamento de ondas (1932). Foi notável também na instrumentação, como por exemplo, desenvolvendo um tipo de anemômetro e inventando a bazuca (1916). Notabilizado pela descoberta da técnica do sólido de Riabouchinsky para análise do comportamento de corpos sólidos parados sobre fluidos em movimento, morreu em Paris.
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Dimitri Pavlovitch Riabouchinsky"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/dimitri-pavlovitch-riabouchinsky.htm. Acesso em 02 de novembro de 2024.

De estudante para estudante