Topo
pesquisar

Camillo Martins Vianna

Biografia

PUBLICIDADE

Camillo Martins Vianna, nascido em 14 de abril de 1926, é médico, folclorista e ambientalista, ícone da luta pela Amazônia. Formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do estado do Pará, Vianna tem uma história de luta pela biodiversidade desta região e de seu povo, em suas mais de oito décadas de vida.

Seu primeiro emprego foi no Museu Paraense Emílio Goeldi e, dentre suas contribuições, está um acervo de artefatos que coletou relativos às populações caboclas.

Vianna foi o idealizador das Semanas Amazônicas de Preservação; responsável pelo 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu; criador da Sociedade de Preservação aos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia (SOPREN), em 1968, e coordenador: de saúde, educação e meio ambiente na região do Tapajós; do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária; do Conselho Estadual e Municipal de Saúde e Meio Ambiente; e do Projeto Rondon, propiciando a visita e desenvolvimento de atividades de estudantes com comunidades ribeirinhas, utilizando cordéis para alfabetização e sensibilização destas pessoas, dentre outras estratégias.

Foi vice-reitor e pró-reitor de extensão da Universidade Federal do Pará, criando projetos de extensão e interiorização da instituição.

Tendo no currículo viagens a diversas regiões da Amazônia, desenvolve trabalhos de educação ambiental, reanimação cultural e valorização dos habitantes e do próprio bioma. A criação de bosques comunitários e trabalhos envolvendo a recuperação de áreas degradadas estão, também, em seu currículo.

Trabalha na divulgação deste bioma em nosso país e mundo afora e é membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, tendo diversos artigos sobre o tema. Camillo afirma que seu trabalho é fruto do amor pelo meio ambiente e que este sentimento é necessário e imprescindível para tal.

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Camillo Martins Vianna
Camillo Martins Vianna

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Camillo Martins Vianna"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/camillo-martins-vianna.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola