Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Caius Julius Higinus

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Escritor, astrônomo e mitógrafo latino, talvez nascido e morto em Roma, que escreveu Astronomia poética, baseada nos Catasterismos de Erastótenes, e Fábulas, onde classificava as versões mais aberrantes das lendas clássicas. Porém, seu principal mérito literário consistiu no fato de ter resumido os enredos de algumas tragédias de Eurípedes e de Sófocles.

Na sua época introduziram-se na astronomia greco-latina, noções e designações de mitologia egípcia e caldaica. A partir do fim da República Romana, os astros já eram designados pelos próprios nomes dos deuses e os últimos séculos do paganismo, a divindade dos astros afirmou-se sem contestação, influenciada das crenças orientais. Os escritos e os sábios da época em astronomia e a mitologia foram muito confundidas. Por exemplo, não se deve confundi-lo com o liberto de Augusto, erudito bibliotecário da Biblioteca de Apolo, no Palatino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Caius Julius Higinus"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/caius-julius-higinus.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante