UOL - O melhor conteúdo

Bedrich Smetana

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Compositor boêmio nascido em Litomysl, na Boêmia, hoje na República Tcheca, fundador da escola nacional de música tcheca. Orientado de início pelo pai, violinista amador, logo começou a ter aulas de piano e deu seu primeiro concerto aos seis anos de idade. Mais tarde, tornou-se professor e, encorajado por Liszt, abriu uma escola de piano em Praga (1848). Primeiro compositor de destaque da corrente nacionalista da Boêmia. Compôs para piano a maior parte de suas obras, que constituem importante contribuição ao repertório pianístico.

Sua primeira obra notável foi o sombrio trio para piano e cordas (1855), escrito após a morte do filho. No ano seguinte, compôs seu primeiro poema sinfônico e tornou-se regente (1856-1861) da sociedade filarmônica de Göteborg, Suécia. Assumiu, então (1866), a direção da orquestra da Ópera Nacional de Praga onde, no mesmo ano, compôs Prodaná nevesta, sua obra-prima, que viria a tornar-se a ópera nacional dos tchecos e, depois, Dalibor (1868). Sifilítico e surdo, deixou a direção da orquestra (1874) e dedicou-se apenas à composição. Ainda obteve sucesso internacional com o poema sinfônico Má vlast (1874-1879) e com o quarteto de cordas Z mého zivota (1876). Após crises de depressão e sintomas de desequilíbrio mental, foi internado em um asilo em Praga, onde morreu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Bedrich Smetana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/bedrich-smetana.htm. Acesso em 11 de abril de 2025.

De estudante para estudante