Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Beda

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Filósofo eclesiástico, teólogo e historiador anglo-saxão nascido em Monkwearmouth, Durham, Inglaterra, de grande influência na cultura medieval, historiador da igreja e comentarista de textos bíblicos e decisivo para a catequização cristã das tribos anglo-saxônias. Aos sete anos tornou-se interno beneditino no mosteiro de São Pedro, de Wearmouth, indo posteriormente (682) para o de Jarrow, Durham, onde se ordenou padre (703), permanecendo ali como monge pelo resto da vida, estudando e ensinando e mantendo correspondência com tosdos os sábios da Europa.

Pesquisou toda a cultura antiga e foi o primeiro a datar os fatos históricos com base no nascimento de Cristo e, também, foi pioneiro em citar as fontes pesquisadas. Escreveu homilias, santidades, hinos, epigramas, cronologia, velho e novo testamento. Escreveu mais de quarenta livros sobre gramática, ciências físicas, matemática, astronomia, geografia, medicina, música, representações e métodos de contagem e retórica. Sua grande obra foi Latin Historia ecclesiastica gentis anglorum (731), um valioso documento sobre a história da igreja na Inglaterra, desde a época das campanhas de Júlio Cesar (55-54 a.C.), até a chegada de santo Agostinho, primeiro arcebispo de Canterbury (597). O papa Leão XIII lhe atribuiu o título de doutor da igreja (1899) e seu dia é 25 de maio, data em que morreu em Jarrow.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Beda"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/beda-veneravel.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante