Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Alexandre de Túnis

Comandante Alexandre de Túnis
Comandante Alexandre de Túnis
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Comandante militar britânico nascido em Londres, sob cujo comando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) participou da campanha da Itália durante a segunda guerra mundial. Terceiro filho do conde de Baledon, formou-se em Harrow, na Royal Military College, Sandhurst; Staff College, Camberley (1926-1927) e no Imperial Defence College (1930). Ingressou no regimento de guardas irlandeses (1911) e serviu com distinção na primeira guerra mundial.

Na segunda, ocupou uma série de importantes comandos no Reino Unido e no além-mar. Destacou-se na retirada das forças britânicas e indianas da Birmânia (1942), tornando-se cavaleiro nessa ocasião. A seguir coordenou as ofensivas que, partindo do Egito e da Argélia, conseguiram derrotar o Afrikakorps de Rommel e provocar (1943) a rendição dos exércitos alemães em Túnis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comandou ainda as tropas aliadas que expulsaram os alemães da Sicília e do sul da Itália, forçaram à rendição o exército italiano e acabaram libertando toda a península (1944). Quando a guerra terminou era o supremo comandante dos Aliados na área do Mediterrâneo. Recebeu o título de visconde (1946) e de conde (1952) de Túnis ou 1st Earl Alexander of Tunis (1952). Governador-geral do Canadá (1946-1952) e ministro da Defesa do Reino Unido e ministro da defesa britânico (1952-1954). Aposentado (1959) morreu no Wexham Park Hospital, em Slough, dez anos depois.

Figura copiada do site BRITSH PERSONS

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Alexandre de Túnis"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/alexandre-de-tunis.htm. Acesso em 02 de novembro de 2024.

De estudante para estudante