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Engenheiro aeronauta russo nascido em Tbilisi, Geórgia, e naturalizado americano (1927), projetista de aviões anfíbios. Aos 14 anos entrou para a armada aérea imperial russa, tornou-se piloto naval da marinha czarista (1915) e foi um piloto de bombardeiros de sucesso na I Guerra Mundial, considerado um dos mais eficientes pilotos da guerra, derrubando 13 aviões inimigos. Atingido perdeu a perna direita em combate, porém com uma perna artificial voltou a voar e participou de combates e vitórias no Golfo de Riga. Em função da situação interna do país decorrente da revolução bolchevique, desligou-se da Missão Naval Soviética em visita aos E.U.A. (1918), e pediu asilo político àquele país.
Nos EEUU tornou-se projetista de aviões de várias modalidades, inclusive anfíbios. Seu primeiro grande projeto foi o avião anfíbio de combate SE-5. Logo se tornou-se consultor do U.S. War Department e depois fundou (1931) a Seversky Aircraft Corporation, em Farmingdale, Long Island, New York. Inventou vários dispositivos empregados em aeroplanos, inclusive um bombsight usado pela força aérea militar norte-americana. Para a Segunda Grande Guerra desenvolveu o P-35 (1936), o primeiro caça moderno da força aérea norte-americana, e o P-47 Thunderbolt (1939-1940), o famoso trator voador.
O 1º Grupo de Aviação de Caça - 1º GAVCA, criado a 18 de dezembro (1943), foi a unidade de caça brasileira que viria a utilizar os P-47 em combate, durante a IIª Guerra Mundial, após o treinamento em Aguadulce, Panamá, com aeronaves Curtiss P-40, e em Suffolk Field, Long Island, New York. Essas máquinas de guerra aérea foram responsáveis pela superioridade aliada. Recebeu muitas condecorações e honrarias e no ano de sua morte nos Estados Unidos, foi eleito para a Aviation Hall of Fame. Escreveu Victory Through Air Power (1942) e Air power: Key to survival e America: Too young to die.
Figura copiada do site da NAHF