PUBLICIDADE
Paleontólogo francês nascido em Couëron, no departamento de Loire-Atlantique, perto de Nantes, na Região de Pays de la Loire, considerado o fundador da micropaleontologia, ciência hoje importante para a prospecção de petróleo, e o primeiro a definir as formações geológicas como estágios de sedimentação. Pesquisou etnografia, história natural e geologia na América do Sul (1826-1834), cujos resultados publicou em Voyage dans l'Amérique méridionale, uma obra em 11 volumes (1834 -1847).
Com seus estudos de fósseis na bacia do Paraná criou a micropaleontologia, e ao teorizar que as diferentes camadas de rochas sedimentares resultavam de deposições periódicas sucessivas, identificáveis pela datação dos fósseis, criou a paleontologia estratigráfica, que forneceu as bases para a nomenclatura dos diversos terrenos. Ao contrário de Darwin, porém, acreditava que cada estágio apresentava uma fauna independente, surgida por um ato especial da criação.
Publicou ainda Paléontologie française (1840-1854), descrevendo espécies de invertebrados fosseis encontrados em sítios geológicos da França e Prodrome de paléontologie stratigraphique, com mais de 18 000 espécies de fosseis que ele conheceu e identificou. Nomeado (1853) para a cadeira de paleontologia do Muséum National d'Histoire Naturelle, criada em sua honra, morreu quatro anos depois, em Pierrefitte-sur-Seine.