Alberto Carvalho da Silva

Biografia

PUBLICIDADE

Médico e fisiologista luso-brasileiro nascido no Porto, Portugal, que se notabilizou no Brasil e no exterior, por seus estudos na área de nutrição, e que durante toda a trajetória como pesquisador e acadêmico, revelou-se também, um defensor da ciência e dos cientistas brasileiros. Chegou ao Brasil ainda criança e durante os anos 20, morou em porões e cortiços de São Paulo. Formou-se na Faculdade de Medicina da USP (1940) e, no ano seguinte, entrou para o Departamento de Fisiologia da Universidade de São Paulo, primeiro como assistente e depois como livre-docente (1954), professor-adjunto (1960) e professor catedrático (1964).

Durante este período foi bolsista pela Fundação Rockefeller, nos Estados Unidos, em três oportunidades: no Departamento de Nutrição da Universidade Yale (1946-1947), no Departamento de Fisiologia da Universidade de Chicago (1959) e no Departamento de Nutrição do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT -1960). Diretor científico do CTA da Fapesp (1968-1969), da qual foi um dos idealizadores, com a edição do famigerado Ato Institucional nº 5, foi afastado compulsoriamente da USP (1969). Foi então contratado pela Fundação Ford como consultor técnico em ciência, tecnologia e nutrição, e trabalhou nos escritórios da Fundação no Rio de Janeiro, Santiago do Chile e Lima (1969-1980). Também trabalhou para o Banco Mundial como consultor em programas de nutrição no Brasil (1974-1979), na Indonésia (1979) e no México (1982), e no Sub-comitê de Nutrição da ONU (1979-1983).

Foi ainda consultor da Universidade das Nações Unidas em Moçambique e Angola (1981). Já então beneficiado com a anistia política havia se reintegrado à USP (1980), tornou-se diretor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas e diretor presidente da Fapesp (1984-1993). Aposentou-se (1993), tornou-se (1994) Professor emérito da USP e professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da Universidades de São Paulo (IEA-USP), onde coordenou a área de Política Científica e Tecnológica (1994-2001), além de participar de várias atividades em comissões de alto nível, como as que elaboraram o documento A Presença da Universidade Pública (1998) e o Código de Ética da USP (2000-2001).

Presidente de honra da SBPC, foi autor de mais de 40 trabalhos de natureza experimental na área de nutrição, publicados em periódicos nacionais e internacionais, e de 53 trabalhos experimentais apresentados em reuniões científicas no país e no exterior. Sempre preocupado com o desenvolvimento de uma política científica e tecnológica e industrial brasileira e a relação universidade-empresa, voltada para a saúde, segurança alimentar e nutrição, só diminuiu suas atividades quando sua saúde começou a se debilitar (2001) morrendo no ano seguinte, em São Paulo (SP), aos 85 anos.

Figura copiada do Boletim Quinzenal – nº 31 do IEA/USP:
http://www.usp.br/iea/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem A - Biografia - Brasil Escola

Alberto Carvalho da Silva, médico que desenvolveu importantes estudos na área de nutrição
Alberto Carvalho da Silva, médico que desenvolveu importantes estudos na área de nutrição

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Alberto Carvalho da Silva"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/alberto-carvalho-silva.htm. Acesso em 04 de junho de 2020.