PUBLICIDADE
Papa napolitano (615-618) da santa igreja apostólica fundada por Jesus Cristo nascido em Nápoles, chamado de Deusdedit que significa dado por Deus, criador do mais antigo selo pontifical conhecido: uma figura do Bom Pastor com suas ovelhas, com o Alfa e o Ômega, símbolo de Cristo, com o reverso onde se lê Deusdedit Papa. Filho de Estevão, depois de ser padre por mais 40 anos em Roma, assumiu o pontificado em um período sazonalmente de paz e de tranqüilidade.
Apoiado pelo piedoso Heráclito no Oriente, pela rainha Teodolinda na Itália e pelo rei longobardo Adaoldado, dedicando-se a um cuidadoso nivelamento dos poderes do clero secular, com os dos monges. Durante um grande terremoto que abalou Roma (616), seguido de uma violenta epidemia, desenvolveu extraordinária caridade, a tal ponto que se criou uma tradição de que curava os doentes beijando-lhes as chagas.
Em seu testamento deixou uma herança para os clérigos, gesto que foi seguido por outros pontífices. Apesar de apenas três anos de pontificado, foi tempo suficiente para passar sua imagem inesquecível de bondade para as pessoas. Sepultado (618) na basílica de São Pedro, logo após sua morte passou a ser cultuado como santo e passou a ser festejado no dia 8 de novembro.