Michael Faraday

O físico Michael Faraday (1791-1867)

Michael Faraday foi um físico e químico inglês que teve grandes contribuições no campo da Eletroquímica. Ele foi responsável pela criação dos termos: cátion, ânion, eletrodo, eletrolítico, entre outros.

Faraday foi intitulado como um experimentalista, título merecido em virtude de ter realizado incontáveis experimentos envolvendo as leis que regem a eletrólise.

Os estudos propostos por Faraday são, na maioria, relacionados à eletrólise, mas não foi somente a esta área que o cientista focou suas pesquisas. Veja como o trabalho de Faraday foi diversificado:

Descobertas na Química

Faraday realizou estudos com substâncias orgânicas e descobriu vários compostos, entre eles, o benzeno. Ele próprio foi capaz de produzir os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4). Teve também uma importante contribuição para os métodos de refrigeração. Por meio de seus experimentos conseguiu liquefazer gases, feito nunca antes realizado. Dentre os gases liquefeitos por Faraday estão, o dióxido de carbono (CO2) e cloro (Cl2).

Descobertas na Física

Eletricidade e magnetismo inter- relacionam-se?
Sim, e quem propôs essa ideia pela primeira vez? Adivinhe! Ele mesmo! Faraday foi quem iniciou os estudos a respeito desta íntima relação entre os dois conceitos físicos. O trabalho teve reconhecimento por intermédio de sua publicação no ano de 1821, e foi intitulado como “A Rotação Eletromagnética” (princípio responsável pelo funcionamento do motor elétrico).

Veja mais!
Fluxo magnético e Lei Faraday

Química Geral - Química - Brasil Escola

Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

SOUZA, Líria Alves de. "Michael Faraday"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/michael-faraday.htm. Acesso em 19 de março de 2024.