Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Traceur

Sociologia

Traceurs são os praticantes do le parkour, que é a prática de vencer obstáculos da forma mais fluida e eficiente possível.
Os traceurs adotam a filosofia do parkour, em que um obstáculo é apenas um desafio a ser vencido
Os traceurs adotam a filosofia do parkour, em que um obstáculo é apenas um desafio a ser vencido
PUBLICIDADE

Traceur é o nome dado aos praticantes do le parkour. A palavra é de origem francesa e significa literalmente “traçador”, ou aquele que constrói um caminho a ser tomado, aquele que traça um percurso a ser percorrido. Nesse contexto encontra-se a ideia central do parkour, onde o praticante transforma os obstáculos em desafios a serem conquistados da forma mais orgânica e fluida possível.

A idealização do movimento do le parkour é geralmente atribuída a David Belle e a Sébastian Foucan, sendo definida por Belle como “a arte de ultrapassar obstáculos”. Para o traceur, os obstáculos urbanos são vistos como possíveis meios de locomoção no ambiente urbano, onde movimentos livres e criativos são empregados da maneira mais natural possível para que o praticante consiga se locomover utilizando as barreiras em seu deslocamento.

Para os traceurs, o condicionamento físico tem extrema importância, uma vez que o corpo é seu meio de locomoção principal e é sua ferramenta de transposição dos obstáculos urbanos. As habilidades de um traceur são limitadas apenas por sua criatividade e sua capacidade física, por isso o treino constante, além de ser necessário para que se evite acidentes graves, é essencial na vida de um praticante de parkour.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O free running é uma modalidade do parkour em que a beleza dos movimentos importa mais que a fluidez
O free running é uma modalidade do parkour em que a beleza dos movimentos importa mais que a fluidez

O parkour representa um movimento ideológico contemporâneo que busca a cultura do corpo e mente sadios e a retomada do meio urbano, agora tomado por automóveis, pelo corpo humano, contestando as formas de construção das cidades modernas, em que ruas são feitas com a finalidade de abrigar apenas carros, motos e demais automóveis, em detrimento da locomoção natural humana, do pedestre.

O traceur é o membro ativo da comunidade dos praticantes do parkour, que buscam, com sua ideologia de liberdade e de harmonia com o próprio corpo e o meio urbano, superar as barreiras físicas e sociais, enquanto grupo e subcultura, contestando e, ao mesmo tempo, adaptando-se às dificuldades impostas pela configuração moderna dos meios urbanos.


Por Lucas Oliveira
Graduado em Sociologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RODRIGUES, Lucas de Oliveira. "Traceur"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/traceur.htm. Acesso em 23 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
De Sex Pistols a Ramones, o punk, assim como seu estilo, é inconfundível! Clique aqui e saiba mais!
O futebol e a violência que vemos hoje com os hooligans tem origem na era medieval. Entenda um pouco mais dessa história aqui!
Os emos fazem parte de uma tribo urbana que apresenta como raiz musical o emocore.