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Como Parar de Fumar

Saúde e Bem-estar

Parar de fumar não é tarefa impossível
Parar de fumar não é tarefa impossível
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Muitos fumantes percebem a necessidade de interromper o uso do cigarro, mas, no entanto, não sabem ao certo como fazer esta ideia se transformar em um fato real. Isso porque uma das aproximadamente 4500 substâncias que estão contidas no cigarro: a nicotina, tão viciante quanto a cocaína e a heroína; libera substâncias tal como a dopamina e endorfina, que conferem ao organismo sensações de prazer e alívio. Assim, com o passar do tempo, o cérebro de um fumante passa a ter um número bem maior de receptores nicotínicos que, caso não estejam preenchidos, causam sensações de mal-estar típicas da dependência.

Tais sintomas, como ansiedade excessiva, dor de cabeça, irritação, insônia, irritabilidade, desânimo, aumento de apetite e dificuldade de concentração; são os principais motivos que dificultam a interrupção do uso do cigarro por um fumante. Estes, cujo pico máximo é atingido aproximadamente três dias após a interrupção de seu uso, se reduzem em mais ou menos uma semana, e desaparecem geralmente após um mês.

Considerando estes fatores, parar de fumar não é uma tarefa muito fácil, e que exige altas doses de boa vontade e perseverança. Considerando este fato, talvez o primeiro passo seja uma análise profunda dos motivos que se leva a fumar e, a partir destas informações, buscar alternativas que driblem estes fatores. Por exemplo: “fumo porque este ato reduz meu estresse” – sugestão: praticar atividades físicas, tomar um bom banho, ouvir música, ler, ter boas noites de sono. Identificando estas questões, é mais fácil saber em quais pontos deve estar mais atento.

Um segundo passo pode ser a elaboração de um plano de interrupção do uso do cigarro, com dia marcado e estratégias específicas para tal. É interessante que se escolha um período mais tranquilo, em que não esteja passando por problemas mais relevantes.

Alguns dias antes do escolhido, o usuário pode procurar reduzir o número de cigarros utilizados por dia; retirar de seu alcance cinzeiros e isqueiros; e avisar às pessoas de seu convívio a sua decisão, solicitando ajuda e paciência. Ele deve, também, evitar situações que o levem a fumar; tomando medidas diferentes quando a vontade vir.

Ao chegar a data estabelecida, encerrar o uso de forma radical, utilizando artifícios para driblar a vontade que virá. Estes podem ser: tomar banho, escovar os dentes, conversar com uma pessoa querida, beber água, chupar balas, fazer relaxamento e pensar nos benefícios de se parar de fumar. Evitar locais fechados, onde provavelmente haverá pessoas fumando, é uma medida que também deverá ser adotada, juntamente com uma alimentação saudável, prática de exercícios e auxílio médico, quando necessário. Este poderá sugerir o uso de algum medicamento. Caso positivo, não deixe de fazê-lo.

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Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

 

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Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Como Parar de Fumar"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/saude/como-parar-de-fumar.htm>. Acesso em 21 de maio de 2019.

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