Topo
pesquisar

Pimenta arretada

Química

PUBLICIDADE

Qual substância é responsável por aquela sensação de “boca pegando fogo”? O ardido da pimenta tem sua origem muito além da composição, a explicação vem do cérebro: o que faz nossa língua formigar é uma substância presente em abundância na pimenta que é capaz de enviar mensagens ao nosso subconsciente.

Você já reparou que a parte mais ardida da pimenta é a semente? E é justamente lá que se encontram as capsaicinóides, a função destas substâncias é proteger a pimenta contra o ataque de fungos, é por isso que o vegetal precisa ter um sistema de autodefesa.

O homem utiliza desta propriedade da pimenta para conferir a alimentos preparados um sabor todo especial. Veja por que sentimos a língua queimando quando ingerimos pimenta: Ao colocar pimenta na boca, essa entra em contato com a língua e libera as capsaicinóides, que ativam no mesmo instante um receptor de dor do cérebro denominado de nervo trigêmeo. Como o próprio nome já diz, esse nervo liga 3 órgãos: a boca, o nariz e os olhos. É daí que se explicam a irritação no nariz, os olhos lacrimejando, além da boca pegando fogo quando se ingere uma daquelas pimentas bem fortes, como a malagueta por exemplo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma dica: acabe com ao ardor da pimenta ingerindo leite, o leite neutraliza a ação dos capsaicinóides.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Cebola e lágrimas: a química explica

Esta imagem te causa arrepio: saiba por que
Esta imagem te causa arrepio: saiba por que

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Pimenta arretada"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/pimenta-arretada.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola