Topo
pesquisar

O que tem no meu chiclete?

Química

PUBLICIDADE

Se você é fã das gomas de mascar, principalmente daquelas que ficam horas na boca sem perder propriedades como: maciez, textura característica, sabor prolongado, etc. Saiba agora quais os ingredientes conferem todas estas particularidades dos populares chicletes sem açúcar:

Maciez: já reparou que quando retiramos o chiclete da embalagem, o mesmo possui uma forma mais rígida que lhe confere o formato? Mas basta o colocarmos na boca e já percebemos a mudança na textura: o chiclete fica macio quando o mastigamos, sabe por quê?

A “glicerina” presente na composição faz com que o chiclete amoleça ao ser mascado, a temperatura do interior da boca ativa esta função.

Elasticidade: esta característica torna o chiclete único: poder mascar, fazer bolhas, brincar com o alimento, pode ser um passatempo relaxante. Surge a pergunta: qual componente é responsável por esta particularidade?

A chamada “Goma base” é o componente principal, é produzida a partir de derivados do petróleo, este talvez seja o maior atrativo do chiclete: a massa sintética que estica e puxa.

Sabor adocicado: o fato de não conterem açúcar não significa que não sejam doces, esta característica é proporcionada pelo “Manitol”, um adoçante natural encontrado também na beterraba.

Mas as vantagens não param por aí, alguns desses chicletes ainda retiram manchas dentárias. Isso é possível graças ao Estearato de sódio, um esfoliante capaz de remover impurezas da superfície dos dentes, o que é claro, não dispensa a tradicional escovação.


Estearato de sódio: sal esfoliante também presente em sabonetes.

Aliás, a ausência de açúcar na composição ao lado da capacidade de retirar manchas, convenceu a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) a aprovar esta guloseima como não prejudicial aos dentes. Daí o porquê da popularidade, além de possuir delicioso sabor e não ser calórico, ainda promove sua saúde bucal.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Química dos alimentos - Química - Brasil Escola

O que torna o chiclete elástico?
O que torna o chiclete elástico?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "O que tem no meu chiclete?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-que-tem-no-meu-chiclete.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola