Evolução da Indústria farmacêutica

Química

PUBLICIDADE

Hoje estão disponíveis no mercado tanto compostos orgânicos naturais como os sintéticos, diferentemente de alguns anos atrás, como no século XIX, quando só se dispunha de plantas naturais para a fabricação de remédios. É claro que essa prática ainda perdura, aliás, foi assim que muitos medicamentos modernos foram obtidos, através da imitação de substâncias extraídas de plantas medicinais.

Mas se não fosse a forma sintética, estes medicamentos não seriam produzidos em larga escala pela Indústria farmacêutica. Esse avanço tecnológico só se tornou realidade através de longos anos de pesquisa, tomando como base o binômio síntese/análise.

Síntese: reação que permite produzir uma determinada substância (partindo-se de substâncias mais simples).

Análise: processo que permite determinar a estrutura da molécula de uma dada substância.

Na prática funciona assim, o químico extrai da planta a substância de efeito curativo, faz-se então a análise dessa substância para determinar sua estrutura molecular. Como os átomos estão arrumados no interior da molécula? Este procedimento permite estudar o arranjo atômico.

Em seguida parte-se para a síntese feita em laboratório, onde é possível introduzir variações na molécula da substância. Nesta etapa é possível retirar ou acrescentar átomos da molécula ou até mesmo alterar o rearranjo atômico. Tudo para se obter medicamentos eficazes e com menos efeitos colaterais.

As Indústrias farmacêuticas investem bilhões de dólares anualmente na produção de medicamentos, tudo para garantir novos produtos no mercado e que estes possam, além de trazer de volta os investimentos, gerar lucros.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
Síntese da amônia


  Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Como se produz remédios?
Como se produz remédios?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Evolução da Indústria farmacêutica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/evolucao-industria-farmaceutica.htm. Acesso em 14 de julho de 2020.