PUBLICIDADE
É difícil acreditar, mas em nossa própria casa escondemos um arsenal de produtos perigosos que podem levar à morte, leia abaixo um acidente comum que pode deixar uma pessoa sem um dos sentidos:
Misturar os produtos para limpeza: sabão em pó, amoníaco, água sanitária, e utilizar desta mistura para higienizar ambientes fechados como banheiros é muito comum. No entanto, a reação química proveniente da junção destas substâncias se manifesta com o aparecimento de uma fumaça asfixiante, em poucos instantes ela afeta olhos, nariz, e pode levar à perda do olfato e visão. Viu como é sério? O ambiente fechado não deixa que os vapores tóxicos escapem.
Acompanhe agora algumas dicas importantes:
1. Uma das principais causas dos acidentes domésticos é o uso indevido de produtos de limpeza. Reserve um local exclusivo para produtos perigosos como: água sanitária, limpa-fornos, produtos com amoníaco, álcool, entre outros. O ideal seria um armário com tranca para evitar que crianças toquem nesse material.
2. Utilize equipamentos de segurança quando for manusear produtos tóxicos: avental para proteger o corpo, luvas de borracha para evitar contato com as mãos e óculos de segurança para os olhos, estes são protetores que evitam queimaduras na pele e cegueira.
3. Antes de utilizar um produto químico para limpeza, leia atentamente seu rótulo com as indicações de como usá-lo com segurança.
ATENÇÃO para este símbolo:
Ele diz que o produto é tóxico e pode levar à morte.
4. Outro acidente que ocorre com frequência envolve produtos voláteis como álcool, neste caso o símbolo de alerta é o seguinte:
Nunca deixe produtos que contenham este símbolo em seu rótulo perto de fogões, lareiras, churrasqueiras, etc.
Se estes procedimentos forem realizados você evitará acidentes e protegerá sua família.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
Laboratório de química
Química Geral - Química - Brasil Escola