Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ação oxidante dos alvejantes

Química

PUBLICIDADE

Os alvejantes são conhecidos no mercado por serem capazes de retirar manchas indesejáveis em tecidos, e como o próprio nome já diz, alvejar (branquear), por isso também conhecidos como “branqueadores”.

Para entender a ação dos alvejantes é preciso saber como as cores nos tecidos são produzidas. O movimento de elétrons, quando mudam de níveis de energia, é responsável pela coloração. Para alvejar um tecido é preciso oxidá-lo, ou seja, fazer com que ele perca elétrons. Dessa forma, todos os alvejantes são considerados agentes oxidantes.

Os oxidantes mais usados são o Cloro (Cl2), os hipocloritos (ClO-) e peróxido de hidrogênio (H2O2), sendo que os hipocloritos de sódio (NaClO) e de cálcio Ca(ClO)2 são os mais empregados pela Indústria Têxtil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alvejantes podem existir tanto na forma líquida (solução aquosa de NaClO), como na forma sólida: Ca(ClO)2 em pó.

Além do uso em roupas, os alvejantes podem ser usados para o tratamento do papel e para clarear cabelos. Para essa última função, usa-se geralmente água oxigenada (H2O2) a 10 volumes. Assim como nos tecidos, o produto age oxidando os fios de cabelo, mais precisamente a melanina (pigmento escuro do cabelo).

A oxidação pode ser ainda empregada na restauração de pinturas (obras de arte).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Os alvejantes tiram as manchas das roupas
Os alvejantes tiram as manchas das roupas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Ação oxidante dos alvejantes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/acao-oxidante-dos-alvejantes.htm. Acesso em 15 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o que é um agente redutor e um agente oxidante e veja exemplos da atuação dessas substâncias químicas do cotidiano.