Topo
pesquisar

Brasileiros no Japão

Japão

PUBLICIDADE

Apesar do lugar de destaque no cenário mundial econômico, o Japão tem passado por um momento de recessão, diante disso sempre que há necessidade de demitir trabalhadores os primeiros são os imigrantes, nesse contexto estão os dekasseguis, ou seja, linhagem de descendência, mas de nacionalidade brasileira.

Apesar da queda do crescimento econômico, o país ainda atrai um grande número de brasileiros. O volume de dinheiro envidado do Japão para as famílias de dekasseguis no Brasil responde por um alto volume.

A inserção de um grande número de brasileiros ocorreu a partir do ano de 1988, momento em que houve um grande crescimento no contingente que praticamente dobrou de um ano para outro. E o crescimento não parou, mesmo com a recessão implantada no país.

No ano de 2003, os dekasseguis já totalizavam aproximadamente 274 mil, esse número coloca essa comunidade como a terceira maior população estrangeira no Japão, sendo superado somente pelo grupo dos coreanos com 614 mil e chineses com 462 mil.

Esses brasileiros exercem uma grande importância para a economia brasileira, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), somente em um ano os dekasseguis enviaram US$ 2 bilhões para o Brasil.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Decasseguis (ABD) cerca da metade dos nisseis que moram no Japão pretendem voltar ao Brasil e trabalhar por conta própria.

Diante do alto fluxo de brasileiros em direção ao Japão o governo desse país implantou medidas de restrição de imigrantes, especialmente trabalhadores clandestinos. As autoridades fizeram anúncios nos principais veículos de comunicação informando às empresas que não ofereça emprego àqueles estrangeiros que se encontram nessas condições. Muitos do decasseguis afirmam que são alvo de atos preconceituosos.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Brasileiro descendente de japonês
Brasileiro descendente de japonês

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Brasileiros no Japão "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/brasileiros-no-japao.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola