Desvio angular mínimo

No estudo da Óptica definimos o desvio angular como o ângulo associado ao desvio da luz do seu trajeto quando da incidência no prisma.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Na Física definimos um prisma como sendo qualquer sólido transparente, limitado por faces planas não paralelas, que seja capaz de separar a luz branca, que incide sobre ele, em vários feixes coloridos. O conjunto dos feixes coloridos produzidos pela refração da luz branca no prisma é conhecido como espectro da luz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vimos que quando um raio de luz monocromática incide sobre um prisma, atravessando-o, esse raio sofre duas refrações, uma na primeira face (face incidente) e a outra refração ocorre na segunda face (face emergente). Tanto a primeira refração quanto a segunda podem ser determinadas através da Lei de Snell-Descartes.

Vamos agora imaginar, ou melhor, supor, que um raio de luz monocromática (ou seja, raio de luz formada por apenas uma cor, por exemplo, a luz amarela) incida sobre uma das faces do prisma formando um ângulo i em relação à reta normal e emerja formando um ângulo i’, também em relação à reta normal à face do prisma. Chamamos de Δ (delta) o desvio angular. Caso façamos o ângulo de incidência i variar, veremos que o desvio angular Δ também sofrerá variação. Vejamos a figura abaixo.

Trajetória do raio de luz monocromática atravessando o prisma

Pela figura podemos ver que quando o desvio angular possui um valor muito pequeno, o ângulo de incidência i e o ângulo de emergência i’ são congruentes. Sendo assim, temos:

m⇒ i=i'

Sendo i = i’, podemos dizer que, de acordo com a Lei de Snell-Descartes, nas faces do prisma o ângulo de refração r é igual ao ângulo de refração r’ (r = r’). Nessas condições podemos escrever matematicamente que:

A=2r   e   ∆m=2i-A

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resumindo, considerando que o desvio angular seja mínimo, temos:

i=i'

r=r'

A=2r

m=2i-A


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Desvio da luz produzida por um prisma de secção triangular
Desvio da luz produzida por um prisma de secção triangular
Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Desvio angular mínimo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/desvio-angular-minimo.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2025.
Copiar