Guerra Tokhtamysh

Guerras

PUBLICIDADE

Tokhtamysh tinha aspirações territóriais na Pérsia, mas Tamerlão também demonstrava interesse nesse território.

Em 1385, Tokhtamysh fez uma guerra contra o Azerbaijão. A guerra entre eles, que até então eram aliandos, tornou-se inevitavél.

Entre 1389 e 1391, os dois entraram em guerra. Tokhtamysh perdeu, mas em 1393, fez um novo ataque contra a província de Shirvan e recuperou sua posição.

Tamerlão responde as ofensas de Tokhtamysh e conquista o território novamente, Tokhtamysh é deposto do trono da Horda de Ouro.

Em 15 de abril de 1395, acontece a batalha do rio Terek, onde Tokhtamysh vence. Logo depois do regresso de Tamerlão à Persia, ele é reinstruturado com Khan Kipchak, promove guerras em setembro de 1396 a outubro de 1397, contra colônias genovesas da Criméia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, em 1398 sua primazia é discutida por vários deles, dentre eles Temür Qutlügh, filho de Timur-malik, que o derrota e assume o trono da Horda de Ouro. Então Tokhtamysh pede ajuda ao duque lituano Vytautas.

Em 1399 novamente perde a batalha do rio Vorskla.

Idade Média - Guerras - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Guerra Tokhtamysh"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-tokhtamysh.htm. Acesso em 30 de maio de 2020.