Topo
pesquisar

Georgia

Geografia

O estado americano da Georgia está localizado no sudeste do país.
PUBLICIDADE

Localizado na região sudeste dos Estados Unidos, Georgia é um dos 50 Estados americanos. O mesmo localiza-se ao sul do Tennessee e da Carolina do Norte, ao norte da Flórida, a leste do Alabama, e a oeste da Carolina do Sul e do Oceano Atlântico. Georgia é conhecida por suas florestas, que cobrem a maior parte de seu território. Pinheiros, magnólias e pessegueiros são suas árvores mais comuns, fato que faz com que o Estado receba o cognome “The Peach State” (O Estado Pêssego).

Após ser motivo de disputa entre Espanha e Reino Unido, a região da Georgia passou para o domínio britânico, na colônia denominada “Carolina”, a qual compreendia também os Estados da Carolina do Norte e Carolina do Sul. A partir de 1750, Georgia começou a ter notório destaque na agricultura, até que se tornou o quarto Estado americano em 2 de janeiro de 1788, após a Revolução Americana em 1776. A agropecuária foi a principal fonte de renda do Estado até o início do século XX, quando sua economia passou a se diversificar.

O Estado da Georgia possui um terreno plano na região sul e montanhoso na região norte, o que provoca a existência de muitas cataratas. Suas florestas cobrem cerca de 60% de seu território. Seus principais rios são o Altamaha, Chattahoochee, Flint e Savannah. O Estado possui um clima subtropical, com temperaturas médias de 5ºC no inverno e 22ºC no verão.

Atualmente, a Georgia possui uma das maiores taxas de crescimento populacional dos Estados Unidos. Sua economia é baseada na prestação de serviços, principalmente, no turismo e na indústria madeireira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Atlanta, a capital da Georgia
Atlanta, a capital da Georgia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Georgia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/georgia.htm. Acesso em 23 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola