Topo
pesquisar

G8+5

Geografia

O G8+5 é o grupo formado pelas oito principais potências econômicas do mundo e as cinco principais economias emergentes.
PUBLICIDADE

A expressão G8+5 é composta pelos países do G-8 (EUA, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia) que são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta, são eles os responsáveis pelas discussões sobre mercado, ajudas aos países pobres, meio ambiente etc. Acrescentado as cinco principais economias emergentes (Brasil, México , Índia, África do Sul e China).

Em 2007, ocorreu uma reunião entre os integrantes para discutir acerca do aquecimento global, na qual ficou confirmado que todas as alterações são causadas pelo homem, a partir dessa discussão estipulou metas para os países desenvolvidos e países emergentes, para a diminuição da emissão de gases.

A formação do G8+5 ocorreu em 2005, na cidade inglesa Gleneagles, o primeiro ministro Tony Blair convidou os cinco principais países de economias emergentes para participar das reuniões, com intuito de fortalecer e estabelecer maior cooperação entre as principais economias.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Em destaque no mapa, os países que entegram o G8+5
Em destaque no mapa, os países que entegram o G8+5

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "G8+5"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/g85.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola