Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Esporte Clube Juventude

Formado em 1913, o Esporte Clube Juventude ganhou reconhecimento estadual em 1965, com a conquista do segundo lugar do campeonato gaúcho.

Escudo do Juventude.
Escudo do Juventude.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Esporte Clube Juventude é um time gaúcho, particularmente da cidade de Caxias do Sul, formado em 1913 por trinta e cinco jovens amantes do futebol. Logo, escolheram como cores representativas do clube o verde e o branco, que permanecem até os dias de hoje. Porém, o time só conseguiu um campo próprio no ano de 1919, que ficou conhecido como “Quinta dos Pinheiros”.

Aos poucos o time começou a se firmar e em 1926 o Juventude já havia conquistado sete títulos municipais. Esse fato passou a dar ainda mais representatividade ao Juventude. 

Em 1954, o clube recebeu um convite para integrar a série elitista do futebol gaúcho. Isso valeu um investimento na reforma de seu estádio, que, em homenagem a um ex-ídolo do clube, passou a se chamar “Estádio Alfredo Jaconi”.

O uniforme oficial utilizado pelo clube é camisa listrada verticalmente em branco e verde e short branco com detalhes em verde. O uniforme reserva é composto de camisa listrada horizontalmente em branco e verde e short verde.

A torcida organizada do Esporte Clube Juventude é a “Papada”. A Papada ganhou o nome devido à ironia de torcidas adversárias, como dizendo que o Juventude tinha muito “papo” e pouco futebol. Ao contrário de irritar a torcida do Juventude, a reação foi inversa: adotaram o nome como identificação da torcida do Juventude.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Títulos do Juventude

O seu grande reconhecimento em nível estadual ocorreu com a conquista do segundo lugar do campeonato gaúcho, em 1965. Após esse evento, outros também importantes foram conquistados: campeão brasileiro da série B, em 1994; vice-campeão gaúcho em 1996; campeão gaúcho invicto em 1998; Copa do Brasil em 1999; e disputa da Copa Libertadores da América em 2000.

Hino oficial do Juventude

“Nossas almas em festa saúdam
Esse clube de real tradição
Na mais sã alegria se escudam
Entoando esta marcha canção

Juventude, um passado de glórias
Teu nome querido tornou
És um clube de muitas vitórias
Que a cidade em orgulho deixou”

Hino da Papada

“Sinto no bater do coração,
O verde da vitória é pura emoção,
O Juventude é um time feito para amar (o verde bate no coração),
Para vitórias e conquistas poder gritar:
É gol! É gol do nosso Ju!

Está no papo, está na cuca e está no pé,
O Juventude vai mostrar como é que é...
Está no papo, está na cuca e está no pé,
Então é gol! É gol! É gol do nosso Ju!”

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Rondinelli Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Esporte Clube Juventude"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/juventude.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante